terça-feira, 24 de novembro de 2009

Porquê pensar Mais APEI...


Na sequência do convite formulado à actual Presidente da APEI, pelo Ministério da Educação, para desempenhar o cargo de Directora Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular (facto que, naturalmente, destacamos enquanto associados da APEI), acreditamos que a Associação estará, brevemente, em tempo eleitoral, onde, se espera, surgirão novas visões e novas ópticas de desenvolvimento para a Associação.

Está então em aberto a possibilidade de todos os associados se juntarem a Projectos sérios e credíveis que apostem na continuidade das actividades e dinâmicas que têm vindo a constituir a Associação de Profissionais de Educação de Infância.

Essa é a nossa intenção: desenvolver um Projecto distintivo, que se imponha pela adequação e pertinência, pela necessidade e pela actualidade.

Destacamos ser nossa vontade primordial apostar, sobretudo, em novas estratégias e em novas pessoas com vontade de aumentar consideravelmente o espaço de envolvimento e de participação dos Profissionais na vida associativa e nas acções de promoção educativa e pedagógica.

Concebendo um espírito descentralizador e holístico da participação democrática, as nossas linhas orientadoras são, por um lado, aumentar a penetração da Associação a Norte (onde existem muitos profissionais não associados) e também aumentar as respostas associativas para educadores a desenvolver a sua actividade no sector privado (nomeadamente formação e informação específica).

Nesse sentido, a equipa que nasceu de um conjunto de ideias e análises variadas da condição da Educação de Infância e da Qualidade em Educação apresenta-se, acima de tudo, como uma equipa vocacionada para pensar e agir de acordo com a vontade dos associados, pretendendo dar-lhes efectiva voz e retomar antigas dinâmicas de participação regular, consubstanciadas em Encontros e em Formação de curta duração.

Além destas principais linhas orientadoras, é também intenção deste conjunto de pessoas, preocupadas e envolvidas, retomar um conjunto de dinâmicas que se revelaram, ao longo da vida da APEI, como distintivas da sua condição de parceiro fundamental, designadamente aquelas que dizem respeito à promoção de actividades de e para associados, em detrimento das actividades dirigidas, essencialmente, para a promoção da Associação.

8 comentários:

  1. Uma Associação que se mobiliza para dar "rosto" à profissão de Educador de Infância é um órgão que prova a sua vitalidade.
    Neste momento os desafios são imensos. Na linha de debate que nos move, entendemos que os Educadores de Infância devem fazer ouvir a sua voz. Não pretendemos subtrair opiniões a esta discussão, apenas multiplica-las.
    Olhemos para os desafios: definição clara do lugar da infância na sociedade, organização cientifica das medidas educativas, valorização dos diversos contextos profissionais, formação da classe, construção da imagem profissional do educador como um profissional com uma opinião de qualidade...
    Por isso, este é o momento.
    Eu estou neste projecto de trabalho.

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  2. Eu apoio esta iniciativa - que penso credível e qualificada, com pessoas que considero competentes e responsáveis no desempenho desta que é a nossa profissão - à medida das minhas possibilidades.Cumprimentos a todos.

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  3. Uma equipa e um projecto que ganha forma e força em torno de algo comum que nos faz querer mais... mais APEI.

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  4. Eu também estou neste e com este grupo de trabalho e de projecto - projecto +APEI.

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  5. A Papa-Livros (Adélia Carvalho) acredita, e está solidária com esta nova equipa.
    Passaremos a ter uma associação que representará verdadeiramente os Educadores de Infância.De norte a sul.

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  6. Pois é!!! É bom ver gente interessada em mudanças... Eu apoio as mudanças... mas... para melhor, claro! Eu sou do sul mas estou nas ilhas e ouvir falar de Norte a Sul e, a nova e promissora lista, se esquecer de nos mencionar fica àquém das expectativas!!! Deve ter sido um lapso, claro! Uma vez que o nosso corpo docente, português, trabalha em muitos sítios do mundo!!! Gostaria de vos dar muita força para trabalhardes bem, como a APEI tem feito até aqui! Rigor e conteúdo científico em detrimento das canções e lengalengas, dos desenhos pré-concebidos e actividades estilizadas que tanta boa gente anda por aí a fazer à luz das revistas "cor-de-rosa" da Educação de Infância (sem menosprezar as suas potencialidades, claro, mas muito distintas da profundidade dos Cadernos APEI).
    Tudo de bom para vós e façam bom uso das minhas quotas!

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  7. Olá Colega, que bom é "ouvir-te"! Na verdade, as ilhas não ficaram esquecidas mas precisamos de colegas como tu para que a voz da APEI se faça ouvir e que os nossos voos consigam chegar além mar! Em nome de toda a equipa, agradeço o teu apoio. Contamos contigo!

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