quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Acabei de votar

Por Glicéria Gil 
Acabei  neste preciso momento de fechar o envelope que vai levar o meu voto até à sede da APEI. Tive que o fazer hoje porque VOTO POR CORRESPONDÊNCIA. 

A APEI sem os seus associados não existiria, não teria sentido. São estes que lhe dão voz, que a acarinham, que lutam por ela, que cooperam, que trabalham, que reflectem, que dão todos os dias um pouco de si em troca de formação, informação, projectos, participação, conhecimento, propostas de acção, etc. 

E tudo na vida se baseia neste conceito de reciprocidade, partilha, luta por um bem comum que a todos pertence e que todos têm o direito de usufruir. Ser associado é uma mais-valia pessoal, profissional e social. Todos os que vivenciam esta experiência sabem e sentem como é importante pertencer à APEI, ou a outra qualquer associação de Educação de Infância. Todo este "paleio" vem a propósito do que implica ser profissional de educação de infância e actuar em conformidade. E esta questão atravessa a nossa vida em todos os sentidos, seja através de contactos reais ou virtuais

Nós, elementos da LISTA B fomos "bombardeados", ao longo deste processo eleitoral, com comentários de simpatizantes da LISTA A (certamente que mais ainda virão, pois parece que existe uma necessidade imperiosa de encontrar "falhas") que tentaram pôr em causa algumas opiniões de membros do movimento +APEI ... E com isto estou simplesmente a constatar um facto, que sendo feito em contexto virtual tornou-se real aos nossos olhos. Que cada um faça a sua leitura e tire as ilações que entender sobre o que foi escrito e publicado. Só quero realçar, que o anonimato que caracterizou  a maioria dos comentários (porque será sempre "anónima" uma pessoa que diz chamar-se Maria, José ou outro nome qualquer, mas cuja identificação não é possível conhecer) deu azo à imponderação e à falta de abertura a outras opiniões, que podem e devem ser imperiosamente diferentes da nossa para que possamos dizer que vivemos numa sociedade que respeita a liberdade de expressão. É a tal pluralidade que o movimento +APEI colocou em destaque e que é a base da sua filosofia associativa. 

Por alguma razão coloquei uma imagem digitalizada de uma página de um CEI, já bem antiga, no post infra. É uma imagem com uns bons anitos, mas que ao ser do meu "tempo" e de alguns associados da APEI revela a sua pertinência. Sou uma pessoa do passado, 32 anos de Educação de Infância, com uma visão penso que clara e objectiva do presente, e uma perspectiva de futuro incógnita. 
Procurei encontrar nesse passado uma visão para o futuro, que parece ser a preocupação de muitos de nós.  Já em 1988, tal como podem constatar pela imagem que ilustra este post, esperava-se que houvesse duas listas com programas "competitivos" e apelava-se à participação dos sócios. 
Hoje, em 2010 já não esperamos ter, temos efectivamente duas listas... e também apelamos à participação. 
Mas serão as nossas  listas competitivas? Incentivaremos a participação?  Promoveremos as iniciativas e o empenho de todos os associados e simpatizantes?

  
CEI, nº 6 de 1988   © APEI

Para terminar lanço ao repto aos membros da LISTA B e seus seguidores, para que neste último dia antes das eleições continuem este post, façam novos posts, comentem, mandem um e-mail, aproveitem este espaço para "dar uma palavrinha" a todos aqueles que nos acompanharam diariamente (cerca de 2300 visitas desde 16 de Janeiro 2010). Os blogs são assim mesmo, espaços de partilha, interacção, aprendizagem e formação. E só assim é que fazem sentido. Se não pretendemos a participação e o envolvimento dos outros criamos outra coisa qualquer, mas não lhe chamemos blog. 
Da minha parte agradeço o vosso apoio, os comentários (TODOS sem excepção), a participação, o testemunho, o envolvimento e a dinâmica que por aqui se evidenciou.

Nota: Alargaria o repto a todos os educadores (Lista A e seguidores) mas ainda me vinham para aqui dizer como quem não quer a coisa, que eu estava a ... ora bem, convenhamos!!!

ADENDA: Que fique bem claro!!! O movimento +APEI  nunca aludiu a comentários de membros da LISTA A (não o poderia fazer porque os mesmos nunca comentaram neste blog). Refere-se sim aos simpatizantes dessa mesma lista, que como se pode verificar, continuam a comentar por aqui e aos quais temos procurado dar resposta.

15 comentários:

  1. Agora que estamos a chegar à "recta final" do processo de campanha eleitoral para os órgãos sociais da APEI, e depois desta tão clara e tão bem escrita "opinião" da Glicéria, só me apetece referir que espero, sinceramente, que a "nova" APEI tenha a capacidade de envolver e de incluir, de cooperar e de colaborar, de ouvir e de "fazer dizer"... E que não aprove votos de "repúdio e reprovação" quando os seus associados pretendam alargar o espaço de debate e de reflexão, aumentando, dessa forma, a participação de todos aqueles que se querem envolver mas, por uma ou outra razão, não o fazem.
    E, já agora, para referir que este espaço ("temeroso") da internet fez mais pela troca e pela partilha do que muitos Sábados Temáticos, Encontros e Grupos de trabalho (pelo menos para mim!)...

    Henrique Santos (Candidato pela Lista B. Com imenso orgulho!)

    ResponderEliminar
  2. Pois eu, que não sou de muita conversa (ás vezes!), também votei hoje por correspondência. Hoje também me "passeei" um pouco pelos comentários (motivos vários me têm mantido um pouco afastada, nomeadamente questões de saúde) e os comentários anónimos são sempre de lamentar. Sempre.

    ResponderEliminar
  3. Caros colegas
    Não sei como é que se passará no vosso país mas no meu, a identidade de uma pessoa começa pelo seu nome e o meu nome é Madalena. A minha profissão, educadora, dá também informações, mas essas sobre a minha identidade profissional.
    Assim, permitam-me que vos diga que em democracia eu me posso identificar como bem entendo, e neste caso em particular, pelo meu nome e pela minha profissão.
    O facto de não ter um blog ou um site pessoal onde documento o meu percurso profissional e através do qual podem colocar um rosto ao meu nome, não me tira legitimidade para fazer comentários a posts que considero desajustados.
    Pergunto aos colegas se no caso de ter manifestado o meu apoio à lista B a minha identidade seria questionada? Nunca saberemos não é?! Mas cada um tira as ilações que bem entender.

    A educadora de seu nome Madalena

    ResponderEliminar
  4. Cara anónima Madalena,
    Tal como diz "o facto de não ter blog ou um site pessoal não lhe tira a legitimidade para fazer comentários", uma vez que a colega continua a comentar livremente, mas tira-lhe a CREDIBILIDADE. Um autor anónimo nunca terá a mesma credibilidade de alguém PERFEITAMENTE identificado a quem possam ser imputadas responsabilidades pelo que escreveu.

    ResponderEliminar
  5. Para mim, de facto a colega Glicéria é tão anónoma como a Madalena... ou como a "sininho", ou a "galega encarnada" (???). Sou uma simples associada da APEI, absolutamente anónima, também... O que, no meu entender, não retira força aos meus argumentos (ou de qualquer outro anónimo), desde que sejam validados pelo nosso entendimento...
    O meu argumento vai agora no sentido de questionar o assunto "calendário do pré-escolar", até porque tem sido demasiado enfatizado, entre as outras propostas da lis B.
    Quanto a mim, este é um assunto de cariz sindical (e que tem sido tratado a esse nível já há muito tempo, pelo menos pela Fenprof, na qual me integro). A diferença entre uma associação profissional e um sindicato é assunto que desde o início, a APEI sempre teve o cuidado de ter em conta. Aliás, no meu caso, sendo sindicalizada, nunca integraria uma associação se ela "se colasse" a uma agenda sindical...
    Tenho lutado pela abolição desta injusta distinção entre instituições educativas e entre profissionais, mas nunca confundi os espaços de intervenção APEI e Sindicato.
    Não sei que argumentos os colegas da lista B ponderaram, debateram, reflectiram, concerteza o fizeram... para concluirem da importância desta questão na lista de propostas actual. Para mim, esta é uma questão de PRINCÍPIO, como sindicalizada e simultaneamente sócia da APEI.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite Cara(o) Anónima(o)
    Aqui esta "anónoma" regista a pertinência do seu argumento e agradece o comentário que vem enriquecer este espaço.

    ResponderEliminar
  7. Nesta fase tudo o que possa ser referido não abala o companheirismo, o sentido de dever cumprido, a vontade de continuar a trabalhar por uma Educação de Infância de Qualidade, a união e a força de um grupo de pessoas que teve a coragem, senão mesmo a ousadia, de abertamente e sem preconceitos expor as suas ideias e convicções. A este grupo que (me) demonstrou que voar em grupo é possível mesmo com condições adversas, o meu muito obrigada!

    ResponderEliminar
  8. Lamento profundamente esta dificuldade em discutir IDÉIAS e apenas fazer insinuações de forma pouco racional. Para quê, se depois não sabem assumi-las? O lado emocional pertence à esfera privada, o lado racional seria desejável num momento em que estão em jogo diferentes projectos para a APEI...

    ResponderEliminar
  9. Caro Anónimo da 1:06
    Tal como o colega (?) concordo com a questão da dificuldade em discutir ideias por parte de algumas pessoas. Discordo é que possamos generalizar. Dá a ideia que os educadores não pensam ou não sabem pensar. Não sou dessa opinião. Quanto ao lado emocional permita-me também discordar. Não existe esfera privada nesta questão de blogs. E ainda menos no que respeita às emoções. As pessoas são um todo, corpo e mente e partindo do momento que partilham opiniões, ideias e as divulgam, as mesmas deixam de ser privadas.
    Acresce que o lado racional complementa toda a acção e preocupação por dar continuidade aos projectos da APEI, os que estão em curso e outros que possamos considerar pertinentes no futuro.
    O amanhã é um devir, nunca uma certeza.
    Foi um prazer esta troca de ideias.

    ResponderEliminar
  10. Caro(?) colega "anónimo",
    Infelizmente, devo dizer-lhe que enquanto Profissional de Educação de Infância, não entrego aos Sindicatos os meus motivos de luta e de esforço pela melhoria da Qualidade da Educação.
    Como refere que - "calendário do pré-escolar" é um assunto de cariz sindical (e que tem sido tratado a esse nível já há muito tempo, pelo menos pela Fenprof, na qual me integro)-, devo dizer-lhe que, tal como as questões de haver ou não haver assistentes operacionais nas salas de actividade, ou outras que "falam" da oferta educativa de qualidade, estas são questões FUNDAMENTAIS no âmbito das respostas de Qualidade em Educação de Infância. E a APEI é dos seus profissionais e das suas lutas!!!!!

    Henrique Santos

    ResponderEliminar
  11. Oh, que chatice! Pois é, caro "anónoma" ... Galega Encarnada não é nada, mas aparece sempre assim nos blogues onde faço comentários, suponho que por ter um blogue e ser esta a foto e o nome.
    A "galega Encarnada", na realidade, é Leonor Albuquerque e fui durante uns anos Directora do Centro de Formação da APEI e sou a candidata a presidente do Conselho Fiscal por esta lista.
    Saudações ...Associativas.

    ResponderEliminar
  12. Neste dia tão importante para todos nós resta-me agradecer a todos quantos nos apoiaram e que participaram de forma construtiva ao longo de todo este processo.
    Lamento, no entanto, que do nosso apelo ao envolvimento, à partilha e à reflexão dos educadores, da nossa proposta de construir algo tenham resultado comentários tão agressivos - e injustos, até!
    Alegro-me, sim, de tudo o que de positivo recebi de todo este processo...
    ...a criação de uma equipa de profissionais com os quais me identifico, profissionais cujo trabalho / percurso tenho acompanhado e que admiro, educadores com os quais tive imenso prazer em voar em equipa - sim, é possível! - e com quem continuarei a voar em busca de novos rios, de novas fontes, de projectos em comum...
    ...o contributo de todos quantos entraram neste blogue para conhecer, se envolverem neste movimento e, apoiantes ou não, aqui deixar a sua opinião...
    ...a consciência de que, um dia, fiz parte de um projecto em que acredito e tentei contribuir para a associação que me representa...

    Não pretendo aqui, neste pequeno comentário, analisar, avaliar ou distinguir sequer a pertinencia dos programas apresentados por qualquer uma das listas, mas apenas deixar claro que esta foi a nossa forma de contribuir para a APEI - uma melhor APEI? uma APEI diferente?... isso depende sempre da perspectiva com que analisamos as coisas, da forma como as contextualizamos, do conhecimento prévio que já temos sobre elas e da postura com que nos dedicamos à sua leitura, acima de tudo... apenas a APEI, uma APEI que nos representa, nos acompanha, que evolui com as mudanças próprias de quem se preocupa e procura apoiar os seus associados.
    As propostas apresentadas não referem que algo está mal no presente, são apenas projectos...para o futuro!
    Esse futuro decide-se hoje...e a magia acontece quando as urnas forem abertas e, seja B ou seja A, a nossa APEI terá como novos representantes profissionais conscientes, dedicados a fazer por ela o melhor que podem, o melhor que sabem...a dar-lhe o que de melhor têm para lhe oferecer - para NOS oferecer!

    Mónica Rolo (com todo o orgulho de ser Candidata pela Lista B, com todo o orgulho de ser Educadora de Infância...com todo o orgulho de ser APEI!)

    ResponderEliminar
  13. Concordo perfeitamente com o que foi dito...
    Há la coisa mais agressiva, e injusta para com o trabalho desenvolvido pela APEI, do que ler das palavras do candidato a presidente pela lista b que este blog "da internet fez mais pela troca e pela partilha do que muitos Sábados Temáticos, Encontros e Grupos de trabalho (pelo menos para mim!)..."
    Isto sim é o que eu chamo de não ter poder de encaixe...
    Participei nesses sábados temáticos e gostei muito, pelo que, na minha opinião, esse comentário é injusto.
    Votei B mas esse comentário era desnecessário.

    Educação de Infância e APEI sempre

    ResponderEliminar
  14. As eleições já terminaram ... e um pouco de humor faz-nos bem, não acham?
    Este post (comentários) parece a carreira dos anónimos que tudo sabem e tudo podem quando se escondem por detrás ... vocês lá sabem o que é que receiam!!!
    Ah! colegas educadoras, quantas das vossas palavras são o retrato do meu Portugal!!!
    Que venham mais!
    Abraço "desta" anónima para todas as anónimas.

    ResponderEliminar
  15. Apenas uma deixa, para clarificar o que possa não ter sido bem entendido: dizer que o espaço de reflexão permitido pelo(s) blogue(s) me enriqueceu mais do que muitos Sábados Temáticos, Encontros e/ou outras iniciativas não tem nada de pejorativo para a APEI. Antes pelo contrário. E, ainda assim, gostaria de referir que os Sábados Temáticos se iniciaram com uma Direcção da qual eu fiz parte, durante o tempo de participação voluntária e livre co-organizei três encontros nacionais e participo activamente no grupo dos CEI e estive envolvido em outros. Por tudo isso tenho um enorme orgulho, mas, em termos de reflexão educacional, pedagógica e profissional, não há a mais pequena dúvida que a leitura do "estado de alma" de muitas pessoas, identificadas e anónimas que aproveitaram este espaço para expor ideias, sugestões e dinâmicas contribuíram imenso para uma nova forma de "olhar" a APEI...
    E isso enche-me (enquanto associado e enquanto candidato) de um enorme orgulho.
    Henrique Santos

    ResponderEliminar

Sejamos um modelo para as nossas crianças. Criemos condições para que elas também participem nos seus Jardins-de-Infância, onde possam criar uma associação +criança. Criemos espaços de divulgação, partilha e cooperação. Apostemos na cidadania. Junte-se a nós! Faça mais do que visitar o nosso espaço, dê ideias, coloque questões, levante problemas, exija respostas.