quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Olhemos o voo das águias

Por Glicéria Gil



Já conhecem a história da "Águia e da Galinha"? Os colegas aqui do movimento +APEI já devem estar a sorrir ... foi um pouco assim que nasceu esta história dos voos...
É uma história que Leonardo Boff escreveu em 2001 para se referir à condição humana. Diz o autor que cada um de nós hospeda dentro de si uma águia e é portador de um projecto infinito, ambicionando romper com os limites do meio ambiente. 
Certos movimentos da área da Educação, da Política e da Sociedade em geral pretendem confinar-nos ao espaço do galinheiro. Pretendem reduzir-nos a simples galinhas. Boff questiona sobre o que será necessário fazer para que tenhamos asas como águias. Perceber a águia que existe dentro de cada um de nós desafia-nos a romper com paradigmas enraizados na sociedade. Precisamos aprender a apreender essa condição de ser humano. APRENDER COM O VOO DAS ÁGUIAS.
Bom, todos os que por aqui tem acompanhado este nosso voo (onde me incluo com grande satisfação e empenho) já devem ter percebido esta minha tendência por animais vertebrados, bípedes com penas...
Um dia conto-vos porque é que os patos voam para SUL!
Hoje deixo-vos com Leonardo Boff!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sejamos um modelo para as nossas crianças. Criemos condições para que elas também participem nos seus Jardins-de-Infância, onde possam criar uma associação +criança. Criemos espaços de divulgação, partilha e cooperação. Apostemos na cidadania. Junte-se a nós! Faça mais do que visitar o nosso espaço, dê ideias, coloque questões, levante problemas, exija respostas.