quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

"Brincar" com Palavras

Por Ana França

E se, para lá da educação - bem, quero com isto dizer, entenda-se, 'educação' em 'formato profissional, técnico, conceptual' (pois, de facto, será que, na "experiência de ser-se Humano", há algo que se situe fora do conceito de educar?) - brincássemos com palavras mágicas, daquelas que alargam horizontes?

E se agora falássemos de educação num 'formato mais coloquial' e soltássemos palavras que nos provocassem um sabor novo, um sabor a projectos a fervilhar, a ideias para pôr de pé, a dinâmicas para reformular e redescobrir?

E se, com esta "brincadeira de palavras", eu quisesse dizer-vos que temos uma profissão privilegiada, que nos permite, a cada dia, fazer acontecer um encontro de pessoas, uma construção de projectos, um experimentar de caminhos únicos, um acordar para um novo sentido a dar ao quotidiano?

É "por estas e por outras" que eu, quase que permanentemente, me pergunto - e o escrevo de novo: haverá alguma ‘experiência humana’ que possa desligar-se do conceito de educar?
   
E se vos deixasse agora com o meu jogo das palavras?

Pensei em palavras (nomes e acções) que as letras APEI, num piscar de olhos malicioso e bem-disposto, me poderiam estar a esconder... claro, num desafio de descoberta!

Lanço algumas… e quem quiser, por sua vez, que as relance de novo, que as acrescente, que as apague e substitua… porque 'isto de brincar' é uma coisa muito séria! Fiquem bem! E votem bem!

Cliquem sobre as expressões para ver...


1 comentário:

  1. Nós educadores privilegiamos o aprender a brincar (ou brincar a aprender) por isso, este brincar com as palavras é um desafio e uma forma de reflectir a brincar (mas de uma forma muito séria, claro!!) Vale a pena clicar nas expressões!

    ResponderEliminar

Sejamos um modelo para as nossas crianças. Criemos condições para que elas também participem nos seus Jardins-de-Infância, onde possam criar uma associação +criança. Criemos espaços de divulgação, partilha e cooperação. Apostemos na cidadania. Junte-se a nós! Faça mais do que visitar o nosso espaço, dê ideias, coloque questões, levante problemas, exija respostas.