terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Gaiolas ou asas?

Por Glicéria Gil

"Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-las para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado".
Ler mais 

4 comentários:

  1. Adorei a metáfora.
    É assim também que vejo a Educação.
    Que bom é vermo-nos e revermo-nos nestes olhares de estranhos que, afinal, nos estão tão próximos.
    Obrigada pela partilha do texto.
    Bjs, Juca

    ResponderEliminar
  2. Bom texto do Rubem Alves - não se limitem à introdução, leiam todo;
    boa chamada de atenção da Glicéria, sempre atenta - Obrigada Glicéria;
    boa reflexão sobre uma escola castradora e tão actual que urge repudiar e combater, cabendo-nos o papel de efectiva defesa das asas e outros voos a que as nossas crianças ainda têm direito.

    ResponderEliminar
  3. Muito, mesmo MUITO bonito, e sério, e verdadeiro, e inspirador...

    Enfim... um texto (mesmo para quem ler 'só' este excerto), desafiador de tudo o que faz de nós, Humanos, seres em constante procura, em veemente reformulação, em recorrente e colaborativa construção da nossa identidade no(s) grupo(s) social(ais) sem o(s) qual(is) não poderíamos, nunca, ser quem somos...

    E adoro comover-me com palavras poderosamente mágicas e completas como estas!
    Ana França

    ResponderEliminar
  4. É um texto bem atual, que nos leva a pensar em nossa prática docente.

    ResponderEliminar

Sejamos um modelo para as nossas crianças. Criemos condições para que elas também participem nos seus Jardins-de-Infância, onde possam criar uma associação +criança. Criemos espaços de divulgação, partilha e cooperação. Apostemos na cidadania. Junte-se a nós! Faça mais do que visitar o nosso espaço, dê ideias, coloque questões, levante problemas, exija respostas.