terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Gratificante e Motivador

Amigos e amigas,
Tem sido, ao longo destes úlltimos dias, gratificante e motivador assistir ao entusiasmo criado por este espaço de reflexão e de partilha, de crítica e de construção, de dúvida e de afirmação...
Tem também sido extremamente pertinente acompanhar o desenrolar de um processo que se quer dinâmico e saudável, atento e preocupado, de profissionais de educação envolvidos e participativos.
Seja qual for a devolução do processo eleitoral em curso, orgulhar-nos-á e dar-nos-á a certeza de estarmos num processo de crescimento e amadurecimento da colocação da nossa voz (enquanto pessoas e profissionais) ao serviço da Associação que nos agrupa e nos aumenta.
Para quem tem acompanhado o desenvolvimento deste processo através dos Blogues que cada uma das listas disponibiliza, ficará, de certo, com a imagem que uma delas representa uma certa continuidade (de pensamento, de acção, de constância...) e a outra representa, de certa forma, um movimento de ruptura (porque actual), de envolvimento (porque espontâneo) de crescimento (porque alargado e deslocalizado).
Até nos apoios que cada um deles recebe são evidentes algumas destas diferenças.
Contudo, e porque, talvez, seja o mais importante, o que deverá (na hora de votar) destacar-se como fundamental é que a APEI necessita de ambas as "valências" e, sobretudo, ganhará imenso com elas.
Não estamos a discutir quem ou o quê é mais "importante" ou "valioso", nem sequer estamos a discutir a questão do género ou do credo. Nem sequer quem é a "continuidade" ou a "rotura" (a esse propósito, é importante referir que muitos dos elementos da Lista B são - ou foram - membros de órgãos sociais da APEI ou participam nos seus grupos: O Henrique, o Paulo, a São Bracons, a Elvira, a Glicéria, a Rute, a Patrícia...
Estamos a discutir (e a reflectir) o espaço que queremos que a nossa Associação tenha e o papel que lhe é exigível.
Por tudo isto, estejas em Vila Real, no Porto, em Elvas, em São Miguel, no Pico, em Vila Franca do Campo ou na Ponta do Sol, o que interessa é que votes, e dessa maneira te posiciones, agora.
Mas consciente que é também uma posição de futuro. E que o teu apoio continuará a ser útil e necessário.
Porque cada um de nós faz, diariamente, a diferença!
E porque, na Lista B, estamos disponíveis. Agora e no futuro!

2 comentários:

  1. Gostei desta expressão, aqui lida, neste "post": "estar ao serviço da APEI, a Associação que nos agrupa e nos aumenta".

    E em que nós, Lista B apostamos, como o espaço associativo em que cada um de nós, educadores, na nossa vida, assim como na profissão, assim como na família, no círculo de amigos, nos grupos de estudo e de formação... Em suma, onde quer que cada um esteja, é útil e necessário, faz a diferença de ser, e por ser, quem é. Com "provas dadas" ou sem elas, porque o caminho faz-se caminhando e as tais provas vão-se construindo, estruturando, consolidando e, naturalmente, publicitando-se nesse caminho.

    Mais APEI porque... Simplesmente... "Porque cada um de nós faz, diariamente, a diferença!"

    Fiquem bem e votem, manifestem-se, no mínimo, pelo voto!

    Ana França

    ResponderEliminar
  2. É de mudanças que é feita a nossa vida!
    Sejam elas no âmbito pessoal ou profissional, importante é que as acompanhemos de forma salutar e que continuemos a reflectir em cada momento; importante é que estejamos conscientes das nossas acções e opções, que questionemos a realidade actual e que continuemos, dia a dia, "pasito a pasito" (como diriam nuestros hermanos!), a lutar pelas nossas crenças, pela vontade que temos de evoluir, de crescer...de procurarmos a melhor resposta para as dúvidas que nos assaltam quotidianamente...importante é, sem dúvida, que não prescindamos do nosso direito de escolher, de participar, de deixar a nossa opinião consciente!
    E este é um desses momentos, mais uma encruzilhada da vida em que temos a possibilidade de escolher...seja "continuidade ou ruptura" (como já foi dito), seja A ou B, o futuro da APEI está nas nossas mãos. Está nas nossas mãos "abanar" a associação e fazer ouvir a nossa voz, a voz dos educadores que - perdidos por esse país, por esse mundo fora! - têm falado baixinho e não têm tido resposta às suas necessidades de formação, de informação...de mudança - de MOVIMENTO!
    Voem connosco e vamos levar a nossa voz tão longe, tão alto...tão perto quanto possível!

    ResponderEliminar

Sejamos um modelo para as nossas crianças. Criemos condições para que elas também participem nos seus Jardins-de-Infância, onde possam criar uma associação +criança. Criemos espaços de divulgação, partilha e cooperação. Apostemos na cidadania. Junte-se a nós! Faça mais do que visitar o nosso espaço, dê ideias, coloque questões, levante problemas, exija respostas.