sábado, 16 de janeiro de 2010

Quem somos

Por Glicéria Gil

O movimento +APEI foi criado recentemente como lista de candidatura às eleições dos orgãos sociais da APEI.

Foi numa noite de inverno, noite próxima do ano velho que nos constituímos como grupo. Funcionámos até aqui como educadores de infância, com experiências de vida muito diferentes. Como diferentes são os nossos sonhos, emoções e desejos.

Desta diferença nasceu a união de diversas competências e saberes. Nasceu a vontade, o colaboração, a amizade, a disponibilidade e a possibilidade de melhorar e mudar o que é necessário, e manter viva a tradição do movimento associativo, dos grandes princípios que caracterizam a nossa Associação, das grandes e pequenas coisas que têm vindo a ser feitas por todos aqueles que até hoje estiveram ligados directa e indirectamente à APEI.

"Vê mais longe a gaivota que voa mais alto" e foi nesse voo que mais vozes surgiram e com elas desenhamos um percurso. Juntamos pessoas e criamos um novo movimento!

Quem somos?

Somo educadores, pessoas, homens e mulheres, vivemos no palco da vida... Queremos, podemos e sonhamos aqui e agora.





Henrique Santos - Quem gosta de voar, sabe que o voo é das coisas mais sublimes que o Ser Humano pode experimentar. Tem voado pelas massas de ar da Educação de Infância e faz desse seu vôo a sua razão de existência. Acredita que só voando podemos ver mais alto, e adora fazer vôo rasante (e preocupado) sobre os assuntos que lhe dizem respeito. A construção de um espaço alargado de reflexão e participação é um desses assuntos.


Rute Moura - Voar em bando, formando um “V” no céu, faz com que se beneficie de mais de força de voo do que uma ave a voar sozinha. Acredita no trabalho em equipa e no compromisso como forma de garantir a sustentabilidade do destino final. Acredita que voar em “V” é possível e que o melhor de tudo é a Viagem.




Maria José Barros (Mizé)- Voar em bando requer a orientaçao e a tenacidade das aves que estão no vértice. Por isso estas se vão revezando, ciclicamente, nessa posição.
Neste momento estou no vértice de um bando o que exige sentidos alerta, atenção a toda a formação de modo a que nenhuma ave fique para trás. Quando alguma está cansada o bando abranda o ritmo ou desloca um dos elementos para um apoio. Só assim a formação se manterá forte e empenhada em fazer o caminho, que é duro, principalmente no meio das tempestades ...



Mónica Rolo - Depois de alguns voos experimentais que a levaram a conhecer-se e a "beber" nas boas práticas que encontrou de Norte a Sul do país, acabou por assentar na zona Centro. Desde então, pousando nas mais ricas fontes, procura também ajudar a construir rampas de lançamento para quem quiser, como ela, continuar a voar - sem perder o rumo-, partilhando através da escrita o que tem vindo a aprender nestas suas viagens.






Leonor Albuquerque- "Um pássaro na cabeça" é o meu lema. Apenas somos livres pelo pensamento. Será?!!





Anabela Vieira - Voar significa liberdade! Liberdade de pensar, agir e envolver-me, de reflectir e querer crescer! Voar é partilhar uma experiência de forma aque, num voo conjunto, consigamos chegar cada vez mais alto! E neste voo é levar a Educação de Infância ainda mais longe, para lá do arco-íris ..."




Patrícia Ramos - Nada como voar em companhia e com a Educação de Infância como mote. Vamos partilhar os nossos voos e reflectir em conjunto por um movimento associativo mais participativo.








Maria de Jesus Sousa (Juca) - Nasci sozinha no ninho materno e, talvez por isso, desde cedo que gosto de (boa) companhia. Também no campo profissional isso acontece. Prefiro voar em bando, ao invés de voar sozinha ... mas não um bando qualquer! Quero acompanhar quem comigo partilhe valores, ideias, experiências ... quem comungue um sentido de educação. Também gosto de voar ao lado de quem tem dificuldades, ajudando à medida das minhas possibilidades. E aprecio a ideia de um bando de pessoas diferentes em sintonia mental, mesmo apesar da distância física. Oxalá todos juntos possamos voar mais longe, cobrindo o país como uma nuvem e ajudando a mudar o que precisa de mudança.





São Bracons - Ave de porte médio/alto que não gosta de partilhar o alojamento com aves conflituosas. Adepta de voos em grupo, capaz de grandes viagens para chegar aquilo em que acredita.





Elvira Cristina Silva - Determinada nos voos que faz! No seu percurso de movimento de asas já fez voos da educação de infância até à educação especial, gosta do espaço já percorrido mas sabe que nos seus trajectos de voo há a necessidade de pousar para sobretudo partilhar e observar os voos dos que a rodeiam. Porque qualquer voo é uma aprendizagem constante.





Ana Filipa Silva- Já que estamos em voos altos, nada como uma águia para os realizar.





Paulo Fernandes- Educador há 25 anos, nunca me imaginei a fazer outra coisa (todos temos os nossos problemas ...). Interesso-me por áreas de aprendizagem e experiência diversas:Literacia, Matemática, Ciências, Arte nas vertentes de produção e apreciação. A minha experiência como formador permite-me desenhar um círculo de vida perfeito: aprender a ser "Educador", experimentar a ser "educador" e ajudar outros a construírem este percurso.





Ana Cravo - "Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível para os olhos" 





Glicéria Gil - É o elemento da equipa que encontrou no SUL o seu lugar. Voa mais baixo, lentamente, com pausas porque o peso das suas asas já não lhe permite voos rápidos e directos. No percurso para muitas vezes, descansa, pensa e contempla. Gosta destes desafios! Gosta de observar o voo dos mais novos. Dá-lhe alento e confiança. Acredita no amanhã e na união.


5 comentários:

  1. Confio em vós para nos representarem e para fazerem o que for necessário para que a educação pré-escolar tenha o lugar que efectivamente merece. Sou associada da APEI há já alguns anos e identifico-me com o vosso projecto por isso a vossa lista será a minha escolha, sem estar contra ninguém pois somos todos profissionais de educação de infância. Contem comigo!
    Gabriela Frias

    ResponderEliminar
  2. Olá Gabriela,
    Obrigada pelo apoio. Ficamos muito satisfeitos!
    Reparei que o blog "Crescer Saudável" está com uns posts bem saudáveis :)
    abraço

    ResponderEliminar
  3. Não há duvidas de que melhor grupo de trabalho seria quase impossível! Vou com toda a certeza juntar-me a vós neste voo!

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana Rita,
    Sempre que por aqui encontro um comentário de alguém, que como eu acredita que os blogs são um poderoso instrumento de partilha de conhecimentos, formação e aproximação entre profissionais, congratulo-me!
    Força para o "Creche e Aparece"!
    abraço

    ResponderEliminar
  5. Olá a todos. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer-vos por esses blogs maravilhosos que tenho vindo a conhecer nos ultimos tempos e que nos permitem, "bebendo nas vossas experiências", reflectir sobre as nossas práticas, adequá-las e, acima de tudo, que nos fazem sentir acompanhados nas dificuldades do dia-a-dia de um educador. A ti, Glicéria, não posso deixar de agradecer as reflexões diárias que aqui nos tens deixado e que me fazem vir espreitar, ansiosa, pelo comentário seguinte! Força!

    ResponderEliminar

Sejamos um modelo para as nossas crianças. Criemos condições para que elas também participem nos seus Jardins-de-Infância, onde possam criar uma associação +criança. Criemos espaços de divulgação, partilha e cooperação. Apostemos na cidadania. Junte-se a nós! Faça mais do que visitar o nosso espaço, dê ideias, coloque questões, levante problemas, exija respostas.