quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Sinto-me...


Com vontade de partilhar alguns pontos convosco. Aqui vão:

1. Sinto-me motivada, enquanto educadora, quando leio: “O Movimento +APEI tem essa intenção: desenvolver um projecto distintivo, que se imponha pela adequação e pertinência, pela necessidade e pela acuidade”.

Porque EDUCAR é, para mim, acima de tudo desenvolver um projecto necessário, em que a acuidade para distinguir cada um dos implicados no processo, a pertinência nas opções a tomar e a escolha e a priorização das necessidades são pontos fulcrais. Como educadora, este pressuposto implica-me e faz-me avançar…


2. Sinto-me motivada, enquanto pessoa, quando leio: “Destacamos ser nossa vontade primordial apostar, sobretudo, em novas estratégias e em novas pessoas com vontade de aumentar, consideravelmente, o espaço de envolvimento e de participação dos Profissionais na vida associativa e nas acções de promoção educativa e pedagógica”.

Porque a PESSOA tem que ser sempre - e em primeira instância - implicada a mover-se por causas maiores e a envolver-se por desejos, vontades e emoções, que a levem a delinear estratégias de mudança e de participação activa. Quero saber que estou implicada num projecto ”com alma”, não apenas “com ideias”! Como alguém disse, o caminho faz-se caminhando. E para caminhar tenho que “lá estar” inteira! Como queremos que os nossos alunos aprendam a estar, como queremos que as famílias com quem trabalhamos tenham oportunidade de se manifestar e de participar. Como queremos que os profissionais de educação estejam, na vida e na profissão! "Para ser grande, sê inteiro...", diz Pessoa...


3. Sinto-me motivada como cidadã, quando leio: “Move-nos a vontade de promover um maior e mais amplo espaço de participação democrática entre todos na construção de actividades e estratégias que aumentem o espaço de reconhecimento e envolvimento da Educação de Infância em Portugal e, acima de tudo, reconheçam, nos profissionais de Educação de Infância, os mais destacados agentes desse esforço”.

Porque, citando Paulo Freire… Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.


4. Sinto-me motivada como pessoa e educadora, quando leio: “Move-nos a vontade de construir em conjunto, incluindo e integrando todas as sensibilidades, e alargar a outros públicos a vida associativa e a participação activa nas decisões e nos momentos marcantes da Associação”.

Porque sempre procurei posicionar-me pela aposta nas partilhas, nas colaborações, no aprender a ”ouvir os outros” e aprender a “fazer com eles” – e acho que EDUCAR é sempre um processo multifacetado, colorido, integrado e entusiasmante, precisamente por isso, por não poder SER, sem ser assim! Ainda bem!


5. Sinto-me motivada enquanto associada da APEI, quando leio: “Reconhecemos que a APEI não deve ser uma Associação baseada apenas em Lisboa e, por isso, é nossa intenção priorizar (através da chamada à acção de outros associados e outras sensibilidades, representativos de outras realidades regionais), a Associação como veículo de outros olhares e outras iniciativas”.

E quando continuo a ler: “Nesse sentido, a equipa que nasceu de um conjunto de ideias e análises variadas da condição da Educação de Infância e da Qualidade da Educação apresenta-se, acima de tudo, como uma equipa vocacionada para pensar e agir de acordo com a vontade dos associados, pretendendo dar-lhes efectiva voz e retomar antigas dinâmicas de participação regular, consubstanciadas em Encontros e em Formação de curta duração”.

E quando leio ainda: “Além destas principais linhas orientadoras, é também intenção deste conjunto de pessoas, preocupadas e envolvidas, retomar um conjunto de dinâmicas que se revelaram, ao longo da vida da APEI, como distintivas da sua condição de parceiro fundamental, designadamente aquelas que dizem respeito à promoção de actividades de e para associados, em detrimento das actividades dirigidas, essencialmente, para a promoção da Associação”.

Porque... Bem, acho que não preciso de explicar porquê…


6. Sinto-me feliz e orgulhosa quando percebo que há muita gente com vontade de fazer e de se implicar! “Mas, como referimos, é nossa intenção apostar numa Associação para os associados, do Norte ao Sul, da Madeira aos Açores”…
“A força da Associação reside na troca, na partilha, na disponibilização de informação, e será nesse objectivo que se apoiará toda a lógica organizativa do Movimento +APEI”.


7. E, porque (acho que) ainda vai a tempo, para todos um óptimo 2010!
Ana França

1 comentário:

  1. Que melhor forma de "sentir" o que é a participação e o envolvimento cívico e democrático do que este texto assinado pela Ana França. Bem hajas por nos fazeres "sentir" também...

    ResponderEliminar

Sejamos um modelo para as nossas crianças. Criemos condições para que elas também participem nos seus Jardins-de-Infância, onde possam criar uma associação +criança. Criemos espaços de divulgação, partilha e cooperação. Apostemos na cidadania. Junte-se a nós! Faça mais do que visitar o nosso espaço, dê ideias, coloque questões, levante problemas, exija respostas.