quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Sinto-me...


Com vontade de partilhar alguns pontos convosco. Aqui vão:

1. Sinto-me motivada, enquanto educadora, quando leio: “O Movimento +APEI tem essa intenção: desenvolver um projecto distintivo, que se imponha pela adequação e pertinência, pela necessidade e pela acuidade”.

Porque EDUCAR é, para mim, acima de tudo desenvolver um projecto necessário, em que a acuidade para distinguir cada um dos implicados no processo, a pertinência nas opções a tomar e a escolha e a priorização das necessidades são pontos fulcrais. Como educadora, este pressuposto implica-me e faz-me avançar…


2. Sinto-me motivada, enquanto pessoa, quando leio: “Destacamos ser nossa vontade primordial apostar, sobretudo, em novas estratégias e em novas pessoas com vontade de aumentar, consideravelmente, o espaço de envolvimento e de participação dos Profissionais na vida associativa e nas acções de promoção educativa e pedagógica”.

Porque a PESSOA tem que ser sempre - e em primeira instância - implicada a mover-se por causas maiores e a envolver-se por desejos, vontades e emoções, que a levem a delinear estratégias de mudança e de participação activa. Quero saber que estou implicada num projecto ”com alma”, não apenas “com ideias”! Como alguém disse, o caminho faz-se caminhando. E para caminhar tenho que “lá estar” inteira! Como queremos que os nossos alunos aprendam a estar, como queremos que as famílias com quem trabalhamos tenham oportunidade de se manifestar e de participar. Como queremos que os profissionais de educação estejam, na vida e na profissão! "Para ser grande, sê inteiro...", diz Pessoa...


3. Sinto-me motivada como cidadã, quando leio: “Move-nos a vontade de promover um maior e mais amplo espaço de participação democrática entre todos na construção de actividades e estratégias que aumentem o espaço de reconhecimento e envolvimento da Educação de Infância em Portugal e, acima de tudo, reconheçam, nos profissionais de Educação de Infância, os mais destacados agentes desse esforço”.

Porque, citando Paulo Freire… Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.


4. Sinto-me motivada como pessoa e educadora, quando leio: “Move-nos a vontade de construir em conjunto, incluindo e integrando todas as sensibilidades, e alargar a outros públicos a vida associativa e a participação activa nas decisões e nos momentos marcantes da Associação”.

Porque sempre procurei posicionar-me pela aposta nas partilhas, nas colaborações, no aprender a ”ouvir os outros” e aprender a “fazer com eles” – e acho que EDUCAR é sempre um processo multifacetado, colorido, integrado e entusiasmante, precisamente por isso, por não poder SER, sem ser assim! Ainda bem!


5. Sinto-me motivada enquanto associada da APEI, quando leio: “Reconhecemos que a APEI não deve ser uma Associação baseada apenas em Lisboa e, por isso, é nossa intenção priorizar (através da chamada à acção de outros associados e outras sensibilidades, representativos de outras realidades regionais), a Associação como veículo de outros olhares e outras iniciativas”.

E quando continuo a ler: “Nesse sentido, a equipa que nasceu de um conjunto de ideias e análises variadas da condição da Educação de Infância e da Qualidade da Educação apresenta-se, acima de tudo, como uma equipa vocacionada para pensar e agir de acordo com a vontade dos associados, pretendendo dar-lhes efectiva voz e retomar antigas dinâmicas de participação regular, consubstanciadas em Encontros e em Formação de curta duração”.

E quando leio ainda: “Além destas principais linhas orientadoras, é também intenção deste conjunto de pessoas, preocupadas e envolvidas, retomar um conjunto de dinâmicas que se revelaram, ao longo da vida da APEI, como distintivas da sua condição de parceiro fundamental, designadamente aquelas que dizem respeito à promoção de actividades de e para associados, em detrimento das actividades dirigidas, essencialmente, para a promoção da Associação”.

Porque... Bem, acho que não preciso de explicar porquê…


6. Sinto-me feliz e orgulhosa quando percebo que há muita gente com vontade de fazer e de se implicar! “Mas, como referimos, é nossa intenção apostar numa Associação para os associados, do Norte ao Sul, da Madeira aos Açores”…
“A força da Associação reside na troca, na partilha, na disponibilização de informação, e será nesse objectivo que se apoiará toda a lógica organizativa do Movimento +APEI”.


7. E, porque (acho que) ainda vai a tempo, para todos um óptimo 2010!
Ana França

sábado, 26 de dezembro de 2009

Uma APEI... com mais movimento


Movimento + APEI

Movimento… acto ou efeito de mover ou mover-se; deslocação; evolução.

Mais… em maior quantidade; melhor, preferentemente; além; outra coisa.

APEI… Associação de Profissionais de Educação de Infância.

Eis algumas definições, eis a intenção deste grupo de trabalho que se propõe a mover-se e a evoluir para ir além do que já é a nossa Associação de Profissionais de Educação de Infância.

Leia (no final da página) alguns dos nossos conteúdos programáticos.

Fique a conhecer os elementos da nossa equipa (na barra lateral) e o que têm escrito (nos posts) neste blogue.

Deixe-nos a sua opinião, as suas sugestões e críticas nos comentários. Fale connosco porque este movimento é feito de Educadores, com os Educadores e para os Educadores. Juntos somos o Movimento + APEI.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Nesta quadra...

Boas Festas!

São os votos do Movimento +APEI!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009


Por Ana França

Apresentar um projecto de mudança é sempre uma mais valia!
Fazê-lo publicamente é uma aventura!
Nos tempos actuais, em que diariamente praticamos a 'comunicação com o mundo em tempo real', como não reflectir - e partilhar essa postura, para mais sendo, como somos, educadores - reflectir, dizia, na poderosa e fundamental ferramenta que temos entre mãos, esta de assumirmos de vez que vale a pena ultrapassar individualismos, que vale a pena ultrapassar lideranças fechadas sobre si, que vale a pena ultrapassar esta postura tão "portuguesa" de continuarmos a viver o eterno medo de experimentar o que "sai fora do status quo" e de errar e de aprender a reconstruir a partir do erro...
Porque certamente advogamos estas formas de estar em relação aos nossos alunos, então para quando adoptá-las também entre nós, educadores, pares e parceiros nesta tarefa de educar para novas mentalidades, para formas verdadeiramente (e não apenas formalmente) colaborativas de trabalhar, investigar, partilhar, divulgar e crescer na profissão...
Para mim + APEI significa essa possibilidade, esse sonho (para concretizar!) de "fazer com os outros" e de "peito aberto", com a autenticidade de quem somos, que nos permitirá reformular e reconstruir sempre que necessário...
Resta que a aproveitemos e a façamos crescer, apenas porque vale a pena, esta vontade de experimentar caminhos para percorrer caminhando, à descoberta de ir mais além, com responsabilidade e capacidade de colaborar.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Eu estou com a +apei e tu?

Por Glicéria Gil 




O movimento +apei é uma iniciativa idealizada e concretizada integralmente por um grupo de educadores que pretende fomentar o espírito da participação cívica e interventiva dos educadores de infância relativamente às grandes (e também pequenas) questões da EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA.
As decisões tomadas pelas Associações, não são um universo restrito aos associados. Essa ideia resulta apenas numa atitude de desresponsabilização de muitos, que em nada contribui para a qualidade da mesma. O objectivo do movimento +apei é inverter essa lógica de afastamento e desinteresse em relação à participação activa e, começar a ajudar a tornar a nossa profissão numa profissão com voz e atitude crítica e reflexiva.
Sejamos um modelo para as nossas crianças. Criemos condições para que elas também participem nos seus Jardins-de-Infância, onde possam criar uma associação +criança. Criemos espaços de divulgação, partilha e cooperação. Apostemos na cidadania. Junte-se a nós! Faça mais do que visitar o nosso espaço, dê ideias, coloque questões, levante problemas, exija respostas.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

É tempo de participar...


Caros(as) amigos(as) e colegas,

Participar significa partilhar, opinar, sugerir, criticar, aceitar, apresentar propostas, debater, reflectir e muito mais...

Transformemos este espaço num espaço de diálogo e de opinião.

Façam chegar os vossos comentários e sugestões.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Uma APEI renovada...

A história desta associação profissional, única no país, que se pretende mobilizadora e aglutinadora dos profissionais de educação de infância, tem mostrado que só com uma forte participação, empenhada, solidária e voluntária é possível fazer crescer o espaço da Educação de Infância e da Qualidade na Educação em todos os locais onde é necessário e urgente reflectir e contextualizar as boas práticas e as melhores teorias.

Nesse sentido, um grupo de associados mobilizou-se para constituir um espaço de reflexão e debate que promova uma verdadeira dinâmica de integração e inclusão de todos os profissionais que, diariamente, fazem a diferença.

Estamos no momento certo!

É o esforço mínimo de cada um de nós que faz a diferença!
 
Participa: comenta, apoia, sugere, envolve-te!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Porquê pensar Mais APEI...


Na sequência do convite formulado à actual Presidente da APEI, pelo Ministério da Educação, para desempenhar o cargo de Directora Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular (facto que, naturalmente, destacamos enquanto associados da APEI), acreditamos que a Associação estará, brevemente, em tempo eleitoral, onde, se espera, surgirão novas visões e novas ópticas de desenvolvimento para a Associação.

Está então em aberto a possibilidade de todos os associados se juntarem a Projectos sérios e credíveis que apostem na continuidade das actividades e dinâmicas que têm vindo a constituir a Associação de Profissionais de Educação de Infância.

Essa é a nossa intenção: desenvolver um Projecto distintivo, que se imponha pela adequação e pertinência, pela necessidade e pela actualidade.

Destacamos ser nossa vontade primordial apostar, sobretudo, em novas estratégias e em novas pessoas com vontade de aumentar consideravelmente o espaço de envolvimento e de participação dos Profissionais na vida associativa e nas acções de promoção educativa e pedagógica.

Concebendo um espírito descentralizador e holístico da participação democrática, as nossas linhas orientadoras são, por um lado, aumentar a penetração da Associação a Norte (onde existem muitos profissionais não associados) e também aumentar as respostas associativas para educadores a desenvolver a sua actividade no sector privado (nomeadamente formação e informação específica).

Nesse sentido, a equipa que nasceu de um conjunto de ideias e análises variadas da condição da Educação de Infância e da Qualidade em Educação apresenta-se, acima de tudo, como uma equipa vocacionada para pensar e agir de acordo com a vontade dos associados, pretendendo dar-lhes efectiva voz e retomar antigas dinâmicas de participação regular, consubstanciadas em Encontros e em Formação de curta duração.

Além destas principais linhas orientadoras, é também intenção deste conjunto de pessoas, preocupadas e envolvidas, retomar um conjunto de dinâmicas que se revelaram, ao longo da vida da APEI, como distintivas da sua condição de parceiro fundamental, designadamente aquelas que dizem respeito à promoção de actividades de e para associados, em detrimento das actividades dirigidas, essencialmente, para a promoção da Associação.