"Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-las para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado".
Ler mais
Ler mais
Adorei a metáfora.
ResponderEliminarÉ assim também que vejo a Educação.
Que bom é vermo-nos e revermo-nos nestes olhares de estranhos que, afinal, nos estão tão próximos.
Obrigada pela partilha do texto.
Bjs, Juca
Bom texto do Rubem Alves - não se limitem à introdução, leiam todo;
ResponderEliminarboa chamada de atenção da Glicéria, sempre atenta - Obrigada Glicéria;
boa reflexão sobre uma escola castradora e tão actual que urge repudiar e combater, cabendo-nos o papel de efectiva defesa das asas e outros voos a que as nossas crianças ainda têm direito.
Muito, mesmo MUITO bonito, e sério, e verdadeiro, e inspirador...
ResponderEliminarEnfim... um texto (mesmo para quem ler 'só' este excerto), desafiador de tudo o que faz de nós, Humanos, seres em constante procura, em veemente reformulação, em recorrente e colaborativa construção da nossa identidade no(s) grupo(s) social(ais) sem o(s) qual(is) não poderíamos, nunca, ser quem somos...
E adoro comover-me com palavras poderosamente mágicas e completas como estas!
Ana França
É um texto bem atual, que nos leva a pensar em nossa prática docente.
ResponderEliminar